A vida real não é o instagram!

Se você acha que a vida de arquiteto é aquilo que você no instagram e pensa: 

"Uau! Que vidão! Arquiteto vive de viagens e beleza! "

Pode parar por aí!! 

Vou te jogar a real:  Amamos viagens, amamos beleza e design. Normalmente nosso instagram é bem lindão mesmo, mas não se iluda: é apenas trabalho!

Isso mesmo! A criatura arquiteto é um ser que tem um cérebro um tanto quanto difícil de se desligar da profissão. Tudo é inspiração. Tudo nos fascina. 

Por exemplo:

Um cardiologista decide tirar umas férias, destino: Chile! 

Chegando no hotel ele simplesmente inicia a curtição, objetivo pleno em se desligar do trabalho (como qualquer ser humano normal).

O arquiteto não! No aeroporto desconhecido já começam os estímulos, o cérebro captando cada detalhe do ambiente, reparando em detalhes construtivos, dando um google para saber mais detalhes sobre a obra, projeto, autor. Férias! 

No caminho para o hotel a criatura arquiteto não para de captar estímulos da cidade que passa rapidamente pela janela do taxi ou uber, sei lá eu! As características urbanas vão sendo analisadas e coitado do acompanhante: duzentas mil observações sobre o urbanismo, as primeiras impressões e provavelmente um aumento no roteiro de coisas IMPERDÍVEIS que terão que ser visitadas.

Chegando no hotel o olhar aguçado já esta analisando a fachada (sem querer, eu juro). 

A espera para fazer check-in serve como um tempo para o cérebro scanner dar uma geral no ambiente (espero que a impressão seja positiva, se não as análises críticas e o olhar cético já começam a aparecer.)

Detalhes, mil detalhes captados por segundo. Se algo chama atenção é muito provável que a criatura arquiteto não meça esforços para desvendar os mistérios daquela obra.

Eu mesma já fui flagrada  pela minha acompanhante de viagem, escalando uma bancada de um banheiro para ver que lâmpada era aquela e como foi instalada na sanca de gesso para fazer um detalhe de iluminação tão legal! (sim, normal!)

Com o tempo a gente aprende a não ficar falando e palestrando sobre arquitetura com nossos companheiros, mas tenha certeza que na cabeça tá rolando um seminário!

Então sim, as fotinhos de viagem de um arquiteto são legais! Mas em geral estamos mesmo trabalhando e buscando inspiração. 


Comentários

Postagens mais visitadas