Porquê eu faço casas elevadas do solo?

 Essa técnica dá a maior briga com os construtores. Eles sempre alegam que não tem necessidade de fazer isso, que é desperdício de dinheiro entre outras coisas.

Pois bem! Eu explico:

Sempre trabalhei muito com reformas e inúmeras vezes tive que ligar com os grandes monstros da construção: infiltração e umidade.

Terrível né? 

Depois de analisar mil técnicas empregadas para impermeabilizar e a recorrência desses problemas, eu tive a ideia de construir casas elevadas do solo!

Obviamente não sou a primeira a fazer isso, aliás a técnica é muito antiga e por sinal me inspirei nas construções em madeira que até hoje são feitas sem contato com o solo.

Solução simples! Ao invés de fazer uma viga baldrame enterrada, especifico na maioria dos projetos que ela seja acima do solo e sobre ela vem apoiada uma laje. Isso mesmo!! 

O custo de uma laje em eps hoje em dia não é tão elevado e trás inúmeras vantagens como por exemplo não precisar impermeabilizar o piso, nem ficar socando o solo e fazendo mil processos para executar um piso diretamente no chão.

Claro que tem desvantagens, como por exemplo o madeiramento para escoras e caixaria que fica para sempre embaixo da casa após a concretagem, além de ter que pensar em toda parte elétrica e hidráulica com antecedência.

Exige planejamento! Não pode errar! Esqueceu um caminho para um cano: já era!

No mais só vejo vantagem!

Quer ver como eu estou certa? Por menos usual que seja! 

Tá aqui uma postagem super interessante sobre o tema no Archdaily Brasil:

 https://www.archdaily.com.br/br/929467/casas-brasileiras-11-residencias-elevadas-do-solo

Comentários

Postagens mais visitadas