Revialização - Catedral Nossa Senhoa Aparecida de Cascavel -PARTE 01

Então vamos falar sobre o projeto de Revitalização e Modernização da Catedral Nossa Senhora Aparecida de Cascavel.

Quem não conhece nosso maior cartão postal da cidade de Cascavel no Paraná deveria conhecer... é uma incrível obra de arquitetura e engenharia. O ápice do modernismo e do brutalismo.

Gustavo Gama Monteiro é o  arquiteto autor do projeto original de Catedral.


Farei uma série de postagens detalhando o processo projetual,alguns detalhes históricos e técnicos sobre  este trabalho que é ainda dos primeiros do Brasil, que são intervenções de reparo, modernização e revitalização das obras modernistas. 

Passaram-se os anos  a ação do tempo fez seus pequenos estragos, além de claro toda técnologia  nova que temos a nosso dispor. Tecnologias estas que nos trazem conforto, que por sinal estamos bastante acostumados, como por exemplo AR CONDICIONADO.

Pois bem, desde a década de 1990 sem sendo solicitado pela comunidade participante das missas e celebrações na Catedral que a mesma fosse climatizada. Que o conforto térmico fosse melhorado.
Foram feitos diversos estudos para climatizar a Catedral, mas todos se mostravam de inviável implantação ou não supririam a necessidade de carga ideal para trazer o conforto térmico.

Em 2014 recebo  o convite para confeccionar e ser responsável pela parte da arquitetura e paisagismo da Catedral Nossa Senhora Aparecida e dos edifícios implantados na praça. 

Fizemos a contratação de uma empresa de consultoria para fazer o levantamento das curvas climáticas do espaço interno da Catedral. Constatou-se que  a laje de cobertura chega a 57 graus no verão, toda esta carga térmica e dissipada para o interior da Catedral, que hoje é pouco ventilada, criando um efeito estufa.

Através das medições térmicas foi possível determinar que a cobertura só começa a perder temperatura na madrugada do  outro dia.

Com estes dados coletados contratamos uma empresa de engenharia mecânica especializada em sistemas especiais de climatização .

O desafio proposto é grande, gigante, pois trata-se de uma obra em concreto armado da década de 60. Não podemos colocar mais peso na cobertura, ou seja um sistema pelo forro estava totalmente descartado, a parte principal da arquitetura original do arquiteto Gustavo Gama Monteiro estaria comprometida caso esta opção fosse possível.

A segunda opção mais óbvia seria climatizar a Catedral  pelo piso, criando um sistema de dutos por baixo da estrutura existente, mas para isso o piso precisaria ser levantado, reduzindo muito o pé direito, mais ainda nos deparamos com vigas cinta que cortam todo o interior da Catedral.

Então em um final de semana inspirado tive a ideia, se não é possível pelo této, nem pelo piso e a climatização é a principal função das intervenções da Catedral,então o caminho seria pelas laterais.
A princípio sem a intenção de fazer qualquer alterações nos mesmos.(A intenção era modernizar mantendo ao máximo a originalidade da obra).

Conseguimos descobrir alguns caminhos interessantes para a tubulação, os cálculos de cargas, capacidades, tudo estava bem desenvolvidos, quando nos deparamos com outra questão:  os insufladores (equipamento de dissiparia o ar frio)  teria que abrir caminho entre os vitrais existentes na obra.

Justamente os vitrais, a parte que não tínhamos intenção nenhuma de alterar.


Pausamos todo o projeto diversas vezes para que junto com o Padre Ademir, Dom Mauro e as comissões envolvidas pudéssemos pesar e definir nossos caminhos. Nenhuma definição foi feita às pressas, ao contrário é um projeto que agora em 2018 faz 4 anos. São várias cabeças envolvidas para solucionar as principais questões da obra.

Paralelamente estávamos orçando com empresas para revitalizar os vitrais existentes, os valores se mostravam impraticáveis.

São vários os investimentos necessários nesta obra : impermeabilização da cobertura, reforços na super estrutura, climatização, substituições das portas e janelas.  Foi necessário várias equações para definirmos o que fazer. Até que batemos o martelo:Vamos mudar os vitrais, viabilizar com isso a implantação do sistema de climatização, aproveitar para desenvolver um sistema eficiente de ventilação cruzada, um desafio a mais para o design dos novos vitrais, criar uma estrutura de possível abertura, que abra o maior vão possível para ajudar a dissipar o calor da cobertura.

Neste momento com levantamentos estruturais e de manutenção da estrutura existente surge a necessidade de um reforço, para garantir a estabilidade da obra com a ação do tempo. Sendo assim a mudança dos vitrais foi definida e  aceita por todos os membros da comissões.

Criaríamos vitrais em tons de azul para continuar a representação do manto de Nossa Senhora, de acordo como projeto do arquiteto Gustavo Gama Monteiro.

Abaixo algumas imagens do projeto de Revitalização da Catedral Nossa Senhora Aparecida de Cascavel, desenvolvido pela arquiteta Isabella Dalfovo.

Nos próximos dias postarei a continuidade desta postagem. 





Comentários

Postagens mais visitadas