Qual a importância em CONTRATAR UM ARQUITETO


À muito tempo percebo a dificuldade dos clientes em entender a importância em contratar um arquiteto e falta de informações para saber o que ele faz.
Percorrendo blogs e redes sociais é possível encontrar grande numero de questões deste tipo vindas de quem está prestes a iniciar uma construção.

Pois bem, vou listar algumas perguntas comuns com suas respectivas respostas:

1- Eu sou obrigado a contratar um arquiteto?
R: Não, você é obrigado a contratar um responsável técnico, seja engenheiro ou arquiteto que seja responsável por sua obra.

2- Qual a diferença entre Engenheiro e Arquiteto.
R: O Arquiteto é quem projeta. Ele desenvolve o projeto, distribuindo os cômodos, posicionando-os de forma à ter uma insolação e ventilação adequada, de forma a aproveitar melhor os espaços. É o projeto do arquiteto que indica se as salas se comunicam entre si por exemplo, ou não. Ao mesmo tempo em que ele pensa nestas questões práticas e técnicas, ele desenvolve a forma, a fachada, a estética da casa.
É o arquiteto que colocará seu sonho no papel para que ele seja corretamente executado. Enquanto o engenheiro fará os cálculos da estrutura para o projeto arquitetônico. Ou seja, são profissionais complementares. O próprio nome já diz: Projeto Arquitetônico ou seja, feito por ARQUITETO.

3- Quem eu contrato primeiro?
R: O primeiro profissional a ser contratado na obra, deve ser o arquiteto, o mesmo pode ser contratado inclusive para ajudar na escolha do terreno, indicando o que se adéqua melhor às necessidades do cliente.
Somente depois que o arquiteto desenvolver o projeto é que deve ser contratado o ou os engenheiros.

4- Serviços de um Arquiteto custa muito caro?
R: Não. É um mito dizer que o serviço do arquiteto é caro. Veja bem, tudo depende muito do tipo de obra a ser construído. Mas normalmente o custo do projeto arquitetônico elaborado por arquiteto fica entre 5% e 10% do total da obra, dependendo do contrato do arquiteto e dos serviços que o mesmo oferecer. Ou seja, você paga entre 5 e10% para um profissional que dará vida ao seus sonhos, que possui conhecimento para evitar desperdício de material, que evitara quebra-quebra na obra.
Qualquer um que faça esta analise vera que o valor do arquiteto é muito pequeno com relação ao custo da obra total e que sua importância é fundamental para a satisfação ao ter a obra concluída.

Espero ter ajudado com algumas duvidas, caso alguém tenha mais perguntas pode enviar para:
isabellarquitetura@hotmail.com que eu prontamente responderei.

Comentários

Postagens mais visitadas