Le Corbusier - CONCEITO

Um dos mais importantes arquitetos do século XX foi Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier.
Eu particularmente não sou muito fã das obras em si do meste, no entanto, dissecando suas obras e conhecendo seus pensamentos e ensinamentos descobrimos a genialidade do arquiteto Le Corbusier. É como eu digo, achar bonito uma obra é uma questão de gosto, agora achar uma obra imponente, ou até mesmo se comover com ela é outro caso.  Eu por exemplo fico emocionadissima ao me deparar com uma obra de Le Corbusier, por causa do seu simbolismo e do seu CONCEITO.
Ele foi um revolucionário, pegou o que achou mais interessante de coisas que viu pelo mundo tudo, em outras obras, em outros arquitetos e desenvolveu seu próprio conceito.
O principio da arqutietura do mestre é a funcionalidade, a arquitetura com o propósito do uso, a composição dos espaços de acordo com as necessidades humanas. Era completamente contra ornamentação (base do modernismo), para ele "todos os edifícios deveriam ser completamente brancos".
Influenciou e influencia arquitetos do mundo inteiro até hoje, inclusive eu sou uma das suas influênciadas, a própria Capital Nacional Brasilia foi criada de acordo com conceitos Lecorbusianos.
Quanto a linguagem arquitetônica, ele foi o responsável por aplicar:  construção sobre pilotis,  terraços-jardins, planta livre, fachada livre e janelas em fita.

Hoje a maior parte do que vemos em termos de arquitetura contemporânea, arquitetura moderna e até mesmo no minimalismo esta via de regra embasado em algum destes cinco pilares intitulados por Le Corbusier.








Sempre falo em minhas postagens sobre conceito da arquitetura, em partes,  meu conceito de arquitetura é fruto dos ensinamentos e teorias de Le Corbusier, acho que o arquiteto deve sempre aprimorar e buscar desenvolver novos conceitos, é este pensamento que faz com que a arquitetura não seja estática. Não somos contratados para fazer algo estéticamente bonito, é muito mais que isto. Nossa obrigação enquanto arquiteto é propor sensações ao usuário, é experimentar e fazer experimentar o novo, é em pequenos detalhes brincar com o imaginário. O belo, como ja disse é uma questão de ponto de vista, eu acho em sua maioria as obra de Le Corbusier feias, mas o conceito pro tras delas, alguns elementos que ele usa, trasnformados, servem como fonte de inspiração para minhas obras.

Comentários

  1. Gostei muito do seu texto. Mas ficaria melhor se você se colocasse em uma posição imparcial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas